
Dieta Ortomolecular
Hoje em dia escuta-se falar muito em Medicina Ortomolecular, é um assunto interessante e vou explicar um pouco sobre esse assunto tão comentado no momento.
A Medicina Ortomolecular visa o tratamento e a prevenção das doenças por intermédio da eliminação dos radicais livres existentes no nosso corpo ....Mas oque são Radicais livres ? São átomos ou moléculas em desequilíbrio...quando ocorre esse desequilibrio entra a produção e a neutralização de radicais livres em nosso organismo, surge uma situação denominada estresse oxidativo, na qual a lesão de diversas estruturas celulares. A oxidação das células do corpo é o equivalente á oxidação das células de um cano de ferro. Logo surge o envelhecimento e com ele as doenças associadas.Sabemos que o estresse oxidativo é o causador de várias doenças, entre elas o câncer, o envelhecimento e a arteriosclerose.Muitos oxidantes podem vir dos poluentes do ar, de produtos químicos ou industriais, dos agrotóxicos e da fumaça, do cigarro ou da combustão dos automóveis.
A medicina ortomolecular apoia-se também na teoria de que os metais pesados, que são metais de alto peso molecular e de difícil eliminação pelo organismo, podem causar danos ao metabolismo celular e comprometer funções fisiológicas do corpo.
Esses metais pesados estão por toda a parte: nos alimentos que contêm agrotóxicos,nos produtos químicos, nas drogas, nos solventes, nos pesticidas, nos aditivos alimentares, nos herbicidas, na poluição do ar e na água que bebemos.
Uma das bases da Medicina Ortomolecular é que muitas vezes estamos intoxicados com esses metais de forma subclinica, de modo cumulativo.
A dieta ortomolecular utiliza a alimentação funcional como fator determinante de saúde. Sem dúvida, não podemos controlar a qualidade do ar que respiramos(embora possamos ajudar) nem os aspectos emocionais,mas podemos controlar oque comemos. Tipos variados de alimentos fornecem diferentes substâncias antioxidantes.Os alimentos funcionais são considerados atualmente verdadeiros remédios pelo fato de possuírem propriedade farmacológicas. Na próxima postagem falarei mais a respeito dos alimentos funcionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário