segunda-feira, 24 de maio de 2010

Benefícios do Limão

“Essa fruta, tão comum no Brasil, não pode faltar no nosso cardápio diário.”
Isso se deve pelo fato de ser um excelente aliado da saúde, ajudando da prevenção e tratamento de inúmeras doenças e melhorando a qualidade física.

Quais benefícios podem ser associados ao consumo diário do limão?

• Existe um princípio ativo chamado d-limoneno (presente na casca), que ajuda a combater a ansiedade, depressão, excesso de colesterol LDL (ruim), auxilia no controle de ácido úrico e até mesmo previne o câncer.
• A fruta é rica em vitamina C, tiamina, riboflavina, fósforo, silício, cálcio e ferro. Todos esses nutrientes desempenham papéis fundamentais para o organismo se manter saudável.
• Outro benefício da fruta é para o sistema imunológico, que fica mais ativo contra agentes nocivos. Sendo assim, esse alimento é poderoso para prevenção de gripes e outras doenças virais.
• Para quem teme o ganho de gordura, o limão ajuda no emagrecimento (perda de gordura) sem estimular o catabolismo (perda de massa muscular).
• Para aqueles praticantes de atividade física e atletas, estudos indicam que 1 copo de limão com água pela manhã melhora a performance e a qualidade corporal.
• Nutrientes presentes no limão ajudam na prevenção de diabetes e hipertensão arterial, além de melhorar o funcionamento do fígado (órgão essencial para o metabolismo).
• Essa fruta possui flavonóides, que são antioxidantes que previnem a ação maléfica dos radicais livres, evitando assim o envelhecimento precoce.
• Para quem tem azia e gastrite, o limão possui substâncias que facilitam a digestão e ajudam no controle dessas doenças. Apesar de no estado natural ter como princípio ativo o poderoso ácido cítrico, este, em contato com o meio celular, no interior do nosso organismo, é transformado durante a digestão e comporta-se como um alcalinizante, ou seja, um neutralizante da acidez interna.
• Alguns estudos ainda associam o consumo de limão com redução de dores de cabeça, acne, sinusite e zumbido no ouvido.
• Além desses benefícios, o limão ajuda a conservar alguns alimentos, por exemplo, se for fazer um suco de maçã, para evitar o escurecimento do mesmo, esprema um pouco dessa fruta e garanta melhor qualidade na conservação do suco.

Quanto consumir de limão para ter esses benefícios?
Tomado diariamente pela manhã, em jejum (10 a 20 minutos antes do café da manhã),descongestiona e desintoxica o organismo, promovendo todos os seus benefícios.
Caso a pessoa não consiga fazer dessa forma, poderá usar na salada, como tempero, e ainda em preparações de outras refeições. Mas lembre-se, o ideal é 1 limão por dia.

Qual o melhor tipo de limão?
Você irá encontrar todos os benefícios no limão tahiti, limão-cravo, limão galego ou limão siciliano.
Outras considerações
• Para que tem hipersensibilidade nos dentes, oriento usar canudo para evitar o contato excessivo do limão com o esmalte.
• O ideal é beber o suco assim que preparado, para garantir seus benefícios por completo.

Receitas para aproveitar melhor os benefícios do limão:

Suco desintoxicante, contra ansiedade, ativa a memória e melhora o sono:
Bater o suco fresco de 2 limões com 5 folhas de alface (qualquer tipo) e suco de 1 laranja(qualquer uma).

Suco para prevenção do envelhecimento precoce e que favorece o intestino:
Bater o suco fresco de 2 limões com 1 maça fuji inteira e 1 colher de semente de linhaçatriturada.

Suco para melhorar a digestão e ajudar a emagrecer:
Bater o suco fresco de 2 limões com 2 fatias grossas de abacaxi e 1 folha de couve crua.

Suco para ativar o sistema imunológico:
Bater o suco fresco de 1 limão c/ casca, 1 colheres de chá de gengibre ralado, 3 acerolas e 1laranja lima.

Suco para acelerar o metabolismo:
Bater o suco fresco de 1 limão com 1 colher de chá de canela em pó e ½ colher de sopa de mel de abelha

quarta-feira, 19 de maio de 2010

NUTRIÇÃO NA PRÁTICA DO TÊNIS

Este esporte tem o uso máximo da energia do corpo, de exploração da capacidade muscular e ainda do aproveitamento contínuo a perspicácia e do controle emocional pode apresentar muito mais do que queima de calorias. Pode ser o esporte de melhor escolha no equilíbrio da saúde necessário em todas as áreas da vida.

O tênis é um esporte que combina atividades aeróbicas (longa duração e freqüência cardíaca) e atividades anaeróbias (movimentos rápidos de alta intensidade). A prática contínua e regular do tênis deve ser amparada por adequada ingestão calórica e de demais nutrientes, estando estes em quantidades proporcionais ao desgaste físico. Uma partida de tênis pode durar até quatro horas ou mais, e nesse caso a garantia de um bom desempenho está totalmente associada ao aspecto nutricional da atleta.

A seguir, algumas questões nutricionais fundamentais para o tenista:

CARBOIDRATOS
Ao iniciar uma partida, os músculos devem estar com suas reservas de glicogênio muscular integras, de modo que as necessidades do esporte sejam satisfeitas. O nutriente que desempenhará este papel é basicamente o carboidrato, combustível necessário para músculos e cérebro. Os carboidratos são encontrados nos pães, massas, grãos (lentilha, feijão) e em menor quantidade nas frutas. Aproximadamente 60% das calorias dos atletas devem ser provenientes dos carboidratos.

GORDURAS

O excesso de gordura pode atrapalhar o desempenho no esporte, embora essas sejam também fontes de calorias para os treinos. Na verdade, o organismo demora mais para usá-las do que os carboidratos, e a digestão desses nutrientes, por se dar de forma lenta, pode reduzir a eficiência muscular. A quantidade recomendada de gorduras é de 25% das calorias. Além das fontes exclusivas de gorduras, como óleos vegetais, margarina e manteiga, as carnes contêm teores variados de gorduras, dependendo do corte.

PROTEÍNAS

As proteínas também são importantes para a formação e recuperação do músculo. Aproximadamente 15% das calorias na alimentação do tenista devem vir das proteínas. Os alimentos fontes de proteínas são: carnes, ovos, leite, queijos, iogurte.

ÁGUA

A água também é muito importante, já que 60 a 75% do nosso peso é composto de água. Portanto, o tenista deve beber muito líquido antes, durante e após os treinos, pois a falta de água pode levar a desidratação e fadiga muscular, diminuindo o rendimento em quadra. Sob altas temperaturas ou após longo tempo de partida, pode ser necessário ainda a reposição de sódio e potássio.

ALGUMAS DICAS PARA:

Antes dos treinos

Priorize os carboidratos: se for de manhã, consuma pães, cereais e biscoitos simples, com pouca gordura. Em refeições maiores, prefira as massas, arroz e preparações a base de batata.

Durante os treinos

Após 1 hora de jogo ou treino, comece a ingerir carboidratos. São boas opções a maltodextrina diluída em água, ou os carboidratos em gel.

Após os treinos

Capriche na recuperação, pois imediatamente após o exercício os músculos estão mais receptivos à reposição de energia. Consuma carboidratos, proteínas, frutas e continue se hidratando.

Consulte um NUTRICIONISTA !!!
Dra. Luciana Marin – NUTRICIONISTA – CRN-17941/P